Atividade Consciência Fonológica
Materiais:
Jogo impresso, tesoura.
Modo de aplicação:
-
Imprima o jogo e recorte as imagens e as palavras sugeridas. Pode acrescentar mais palavras e imagens à sua escolha.
-
Posicione a folha principal (tabuleiro do jogo) à frente da criança e coloque na primeira coluna 4 imagens escolhidas por si.
-
Incentive a criança a identificar a imagem (p.e. gato) e a procurar nas outras imagens uma correspondência que rime com a palavra escolhida por si (p.e. pato).
-
Quando a criança escolher uma imagem, peça que a coloque no respetivo quadrado e que formule a frase (p.e. “gato rima com... pato”).
-
Reforce positivamente a conclusão da tarefa e a prestação da criança.
-
No jogo sugerimos a adição da música “Gosto de Rimar”. Torna a atividade mais divertida e estimula a capacidade auditiva da criança.
Nota: Quando a criança perceber o jogo, pode ela própria escolher a imagem da coluna da esquerda e fazer corresponder a imagem da direita, como se de um puzzle se tratasse.
Objetivos:
O objetivo é que a criança trabalhe as rimas de forma divertida e que ao mesmo tempo desenvolva vocabulário, memória auditiva e a consciência intrassilábica, ou seja, a capacidade de manipular partes sonoras dentro de cada sílaba. A rima serve para trabalhar a consciência da parte da palavra que vai da vogal tónica até ao final.
Podemos também pedir para identificar quantas sílabas tem cada palavra (p.e. Quantos pedacinhos tem a palavra sapato? sa-pa-to – 3 pedacinhos!). Assim a criança trabalha a estrutura segmental da linguagem oral e analisa os constituintes sonoros reforçando também a consciência silábica.
Sugerimos complementar com a palavra escrita para começar a sensibilizar a criança para a visualização da palavra.
Público-alvo:
Destina-se a crianças dos 3, quando começam a surgir indicadores da capacidade de manipulação dos sons da língua, até aos 7 anos. Neste intervalo de tempo as crianças têm tendência a demonstrar gosto pelas rimas. É previsto que durante este período desenvolvam consciência silábica e intrassilábica para começarem a desenvolver também a consciência fonémica.